quarta-feira, 31 de outubro de 2012

dia mundial da poupança


http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=24&did=83350

Assinala-se esta quarta-feira o dia mundial da poupança. Nos tempos que correm, é cada vez mais difícil fazer algo que se torna cada vez mais necessário: poupar. O economista Paulo Ferreira, autor do livro "No poupar é que está o ganho", deixa alguns conselhos.

Administração pública reduz 20% do consumo de energia

alt
O programa de eficiência energética que vai ser implementado na administração pública, mais propriamente nos edifícios públicos, permitirá reduzir em 20% a factura da energia, o que corresponde a uma poupança de 400 milhões de euros em dez anos, revelou hoje o secretário de Estado da Energia e Inovação, Carlos Zorrinho. Na sessão de abertura da ESCO Europe 2010, conferência anual do sector das empresas de serviços energéticos, Carlos Zorrinho adiantou que o Governo está a terminar uma nova legislação neste sector, abrindo caminho ao mercado das ESCO, que contribuirão para alcançar os objectivos de eficiência energética, sem aumento da despesa pública.


http://www.dados.gov.pt/pt/noticias/dados-abertos-e-o-seu-potencial-de-poupan%C3%A7a-na-administra%C3%A7%C3%A3o-p%C3%BAblica-brit%C3%A2nica.aspx

Dados abertos e o seu potencial de poupança na administração pública britânica

The Guardian noticia que open data poderá significar uma poupança de até 42 mil milhões de euros.
31.07.2012
#Numa recente notícia publicada pelo jornal britânico "The Guardian", que cita o "thinktank" Policy Exchange, estima-se que o governo do Reino Unido poderia poupar entre 16 a 33 mil milhões de libras (entre 20 e 42 mil milhões de euros) de gastos no sector publico se a informação produzida pelos organismos públicos fosse partilhada e analisada corretamente.
O Reino Unido, tal como a grande maioria dos países europeus e muitos outros a nível internacional, têm vindo a empenhar-se de forma substancial e bastante significativa na disponibilização de informação pública. Esta aposta é o reflexo do entendimento cada vez mais transversal a muitas administrações públicas do enorme potencial de poupança, eficiência e transparência que os dados abertos têm para os Estados e as respetivas sociedades civis.

Abóbora Hallowen 2012

 

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Música


Mais Impostos 2...

Lei n.º 55-A/2012. D.R. n.º 209, Suplemento, Série I de 2012-10-29, da Assembleia da República
Altera o Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares, o Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas, o Código do Imposto do Selo e a Lei Geral Tributária.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Mais Impostos...

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

avaliação do desempenho docente


Despacho n.º 13981/2012. D.R. n.º 208, Série II de 2012-10-26,

do Ministério da Educação e Ciência – Gabinete do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar

Estabelece os parâmetros nacionais para a avaliação externa da dimensão científica e pedagógica a realizar no âmbito da avaliação do desempenho docente.

Despacho normativo n.º 24/2012. D.R. n.º 208, Série II de 2012-10-26, do Ministério da Educação e Ciência – Gabinete do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar
Regulamenta o processo de constituição e funcionamento da bolsa de avaliadores externos, com vista à avaliação externa da dimensão científica e pedagógica.

Novos Preços das Scuts

Portaria n.º 342/2012. D.R. n.º 208, Série I de 2012-10-26

Ministérios das Finanças e da Economia e do Emprego

Define o novo regime de redução das taxas de portagem a cobrar em lanços e sublanços de várias autoestradas e fixa o montante das taxas de portagem a cobrar nos mesmos lanços e sublanços

Possível revisão do subsídio familiar (abono familia) a cada 90 dias

Portaria n.º 344/2012. D.R. n.º 208, Série I de 2012-10-26

Ministério da Solidariedade e da Segurança Social

Estabelece os termos e os procedimentos da reavaliação dos escalões de rendimentos e da composição do agregado familiar, sempre que se verifique alteração daqueles elementos, de que depende a determinação dos montantes do abono de família para crianças e jovens

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Alguns Números de Aposentados


Analisem... 
dados in dgo.pt

Alteração ao regime de proteção no desemprego - Subsídios- Regras

Destaques - Alteração ao regime de proteção no desemprego

Alteração ao regime de proteção no desemprego dos trabalhadores por conta de outrem
No dia 1 de abril de 2012 entrou em vigor a alteração ao regime de proteção no desemprego, estabelecida pelo Decreto-Lei n.º 64/2012, de 15 de março.

QUAIS SÃO AS NOVAS REGRAS

 Majoração de 10% do montante diário do subsídio de desemprego nas situações em que:

 ambos os cônjuges ou pessoas a viver em união de facto estejam a receber subsídio de desemprego e tenham filhos ou equiparados a cargo. A majoração é atribuída a cada um dos beneficiários

no agregado familiar monoparental o parente único seja titular do subsídio de desemprego e não receba pensão de alimentos decretada ou homologada pelo tribunal.

Em vigor até 31 de dezembro de 2012

 Redução do prazo de garantia, de 450 para 360 dias, de trabalho por conta de outrem com registo de remunerações, nos 24 meses imediatamente anteriores à data do desemprego, alargando a proteção no desemprego aos beneficiários com menores carreiras contributivas.

Em vigor a partir de 1 de julho de 2012

 Redução de 10% do montante do subsídio de desemprego, a aplicar após 180 dias de concessão.

 Redução do limite máximo do montante mensal do subsídio de desemprego, para 1048,05 EUR (corresponde a 2,5xIAS – indexante dos apoios sociais).

 Redução dos períodos de concessão do subsídio, passando o prazo máximo de concessão para 540 dias, mantendo-se o direito aos acréscimos em função da idade do beneficiário e do número de meses com registo de remunerações no período imediatamente anterior à data do desemprego.

 Pagamento parcial do montante único das prestações de desemprego em acumulação com o pagamento das prestações correspondentes ao remanescente do período de concessão.

 Manutenção do direito ao subsídio social de desemprego dependente da renovação, pelo beneficiário, da prova da composição do agregado familiar e dos respetivos rendimentos durante o mês em que complete cada período de 180 dias seguidos de atribuição do subsídio.

Identificação de algumas das alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 64/2012, de 15 de março
Conceitos

Consulte mais informação sobre:
COMO
- Se realiza a proteção no desemprego
- Requerer as prestações de desemprego
QUAIS
- As condições de atribuição
- Os montantes e a Duração das prestações
- Os deveres e as consequências do seu não cumprimento
- As condições de articulação com a pensão de velhice

Mod. RP 5044-DGSS - Declaração de situação de desemprego
Mod. RP 5059-DGSS - Majoração do montante do subsídio de desemprego
Mod. MG 8-DGSS - Declaração de composição e rendimentos do agregado familiar
Mod. MG 8/1-DGSS - Declaração de composição e rendimentos do agregado familiar - folha de continuação

Decreto-Lei n.º 64/2012, de 15 de março - Alteração ao regime de proteção no desemprego

in http://www2.seg-social.pt/tpl_intro_destaque.asp?36259 

 Guias Práticos - MANUAIS - 
Recomendo Leitura - responde à maioria das dúvidas.

 Subsídio de Desemprego (17/08/2012)
Subsídio de Desemprego Parcial (10/07/2012)
Prestações de Desemprego – Montante Único (28/09/2012)
Subsídio Social de Desemprego (26/09/2012)
Condição de Recursos (01/07/2012)

sábado, 20 de outubro de 2012

Herói é o Povo

País - Herói é o povo

Contratos a Prazo

Projeto de Lei 285/XII - Clarifica os contratos a prazo, protegendo os trabalhadores quarta alteração à Lei n.º 7/2009, de 12 fevereiro, que aprova a revisão do Código do Trabalho. [BE] De 2012-10-03 a 2012-11-01

Projeto de Lei 305/XII - Garante a contratação por tempo indeterminado dos trabalhadores não docentes nas escolas públicas. [PCP] 2012-10-17




Projeto de Lei 305/XII - Garante a contratação por tempo indeterminado dos trabalhadores não docentes nas escolas públicas. [PCP] 2012-10-17

Projeto de Lei n.º 305/XII-2.ª

Garante a contratação por tempo indeterminado dos trabalhadores não docentes nas escolas públicas

O PCP há muito que tem vindo a denunciar o recurso ilegal à precariedade para responder às necessidades permanentes das escolas com funcionários (assistentes operacionais e assistentes técnicos) iniciada pelo anterior Governo PS e agora agravada pelo Governo PSD/CDS.

http://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalheIniciativa.aspx?BID=37296
 

Contratos à maneira...


Cristina Azevedo exige 420 mil euros à Guimarães 2012

Capital da Cultura poderá ter de pagar 1,3 milhões em indemnizações
 
 
 
A Capital Europeia da Cultura foi processada pela terceira vez, agora pela ex presidente Cristina Azevedo. Em causa está a polémica rescisão do contrato, agora conhecido. Processos perfazem 1,3 milhões.
foto Pedro Granadeiro/Global Imagens
Cristina Azevedo exige 420 mil euros à Guimarães 2012
Cristina Azevedo
São 6900 euros que a Fundação poderá ter de pagar a Cristina Azevedo, multiplicados por 61 meses, caso esta ganhe o processo que tem em tribunal. Recorde-se que Azevedo foi contratada em agosto de 2009 e terminou o contrato, por acordo mútuo, em julho de 2011.
É nesta rescisão que reside o processo. Ao que o JN apurou, o contrato previa que Cristina Azevedo regressasse à Euronext, onde se antevia que ganhasse cerca de 6900 euros. A Fundação pagaria a diferença entre este salário e o que Cristina Azevedo auferia na CCDR-N, antes de entrar para a Fundação.
Segundo foi dito no dia da rescisão, o pagamento a Cristina Azevedo seria calculado "no prazo de 30 dias". Caso a ex presidente não ingressasse na Euronext, cabia à Fundação pagar o valor todo. Volvido mais de um ano, Cristina Azevedo não regressou à Euronext (como comprova no processo agora interposto) e reclama a cláusula do contrato.
A Fundação arrisca, assim, o pagamento de 6900 euros mensais por uma funcionária que já não tem e para o qual já contratou substituto - João Serra, que aufere cerca de 10500 euros, e cuja equipa executiva ganha 8400 euros.
Este contrato foi criticado na Assembleia da República, por ter uma "cláusula de silêncio" que, com o processo, fica conhecida. Diz o articulado que todos "se vinculam a não fazer comentários públicos quer sobre a Fundação Cidade de Guimarães, quer sobre a substituição efetivada, quer sobre a prestação da 2ª outorgante (Dra Cristina Azevedo) no quadro da administração da Fundação, quer sobre as relações entre os diversos intervenientes".
A parte que desrespeitasse este "pacto" teria de indemnizar a outra. Se Cristina Azevedo falasse perdia a remuneração. Caso fosse a Câmara, pagar-lhe-iam os 6900 euros até 2015. Deputados dos diversos quadrantes questionaram a Câmara e João Serra sobre o assunto, mas estes nunca falaram.
Ao JN, João Serra também não falou. A ex-presidente também não fala sobre o processo, mas diz ter "confiança no andamento da justiça portuguesa". A Fundação vai ser extinta em 2013, mas a eventual dívida, a existir, passa para a Câmara de Guimarães.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

terça-feira, 16 de outubro de 2012

O que vai fazer o resto da sua vida?

O que vai fazer o resto da sua vida?
 

Assistente Técnico - Educação





Para quando - Gestão Documental (Central)




Como receber Merkel em Portugal a 12 de Novembro ?

Devemos agradecer as pessoas - Recordo que é a 12 de Novembro (Segunda-Feira) 

Recomendo que demonstrem o nosso contentamento.
 
Miles de griegos se manifiestan contra Angela Merkel 9-10-2012

 
 
 
 

"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons." Martin Luther King

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

regime de organização e funcionamento, avaliação e certificação dos cursos secundários

Declaração de Retificação n.º 58/2012. D.R. n.º 198, Série I de 2012-10-12

Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral
Retifica a Portaria n.º 243-B/2012, de 13 de agosto, do Ministério da Educação e Ciência, que define o regime de organização e funcionamento, avaliação e certificação dos cursos secundários artísticos especializados de Dança, de Música, de Canto e de Canto Gregoriano e aprova os respetivos planos de estudos ministrados em estabelecimentos de ensino público, particular e cooperativo, publicada no Diário da República, 1.ª série, n.º 156, suplemento, de 13 de agosto de 2012


Declaração de Retificação n.º 59/2012. D.R. n.º 198, Série I de 2012-10-12
Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral
Retifica a Portaria n.º 243-A/2012, de 13 de agosto, do Ministério da Educação e Ciência, que define o regime de organização e funcionamento, avaliação e certificação do curso de Design de Comunicação, do curso de Design de Produto e do curso de Produção Artística, na área das Artes Visuais, e do curso de Comunicação Audiovisual, na área dos Audiovisuais, ministrados em estabelecimentos de ensino público, particular e cooperativo, publicada no Diário da República, 1.ª série, n.º 156, suplemento, de 13 de agosto de 2012

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

domingo, 7 de outubro de 2012

Governo vai reduzir agrupamentos de centros de saúde



Acho muito bem que se continue em todos os Ministérios...qualquer dia funcionam apenas com os seguranças.
 http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=582689&pn=1
Ministério da Saúde vai rever as áreas geográficas dos agrupamentos de centros de saúde (ACES), reduzindo o actual número de estruturas, o que levará à redução de directores executivos. A informação, revelada ao Negócios por fonte do ministério de Paulo Macedo, consta do decreto-lei aprovado em Conselho de Ministros na passada quinta-feira.

 

Falam p'aí em indices 89 , 112 , 126 e 151


Apeteceu-me fazer contas... ilíquidos - se estiverem erradas avisem!!!