quinta-feira, 3 de abril de 2014

Alunos - Calculadoras no Ensino Secundário - Aulas e Exames Nacionais

Ofício-circular-S-DGE/2014/1286 – Utilização de calculadoras no ensino secundário: exames finais nacionais de Física e Química A, de Matemática A, Matemática B e Matemática Aplicada às Ciências Sociais – ano letivo 2013/2014


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Assunto: Utilização de Calculadoras no Ensino Secundário: Exames Finais Nacionais de Física e Química A, deMatemática A, Matemática B e Matemática Aplicada àsCiências Sociais



De acordo com os programas em vigor a utilizaçãode máquinas de calcular gráficas nas aulas de Física e Químicadeverá ser uma prática habitual em muitassituações, nomeadamente, em atividades nas quais se utilizamsensores, bem como no tratamento de dados experimentais, incluindoo traçado de gráficos.
Assim, nos exames finais nacionais da disciplina de Física e QuímicaA os alunos deverãoser portadores de máquinas decalcular gráficas.

De igual modo, a utilizaçãoda calculadora gráfica é de uso obrigatório no ensino secundário em todas as disciplinas da área da Matemática, sendo que uma ou mais questõesde exame podem não ser resolúveis sem o recursoà sua utilização, pelo que a mesma se torna imprescindível na provade exame.

Aos alunos é permitidaa utilização de todas as potencialidades da máquina, não sendo por isso permitida qualquer intervençãono sentidodefazer reset àmesma.

Segue em anexo uma lista exemplificativa de marcas e modelos de calculadoras gráficas, autorizadas nos exames referidos nopresente ano letivo de 2013/2014.

A lista apresentada é apenas indicativa, não é exaustivae não exclui, portanto,a utilização de máquinascalculadoras de outras marcas ou modelos não referenciados desde que satisfaçamcumulativamente as seguintes condições:
-         serem silenciosas;
-         não necessitarem de alimentação exterior localizada;
-         não terem cálculo simbólico (CAS);
-         não terem capacidade de comunicação à distância
-         não terem fitas, rolos de papel ououtro meio deimpressão



Nota: Todos os modelos de máquinas de calcular que satisfaçam cumulativamente as condições acima enunciadas são autorizados em exame, nomeadamente modelos de máquinas não programáveis e nãoalfanuméricas, bem comoosmodelos decalculadoras científicas. Noentanto, alerta-se para que uma ou mais questõesde exame podem não ser resolúveis sem recurso à utilização da calculadora gráfica, pelo que amesma se torna imprescindívelna provade exame.

IMPORTANTE
Alunos InternosNo caso de o aluno pretender utilizar uma máquinacujo modelo não conste na lista apresentada, deverá ser pedida à Escola a confirmação da possibilidade de utilizar a mesma,quer em situaçãodesala de aula, quer em EXAME.
   Alunos Autopropostos Todo o aluno que se candidate a EXAME e possua um modelo de máquina suscetível de levantar dúvidas deverá, até 31 de maio, impreterivelmente, pedir na Escolaonde se inscreve a confirmação dapossibilidade de utilizar a mesmano EXAME.
Compete à escola verificarse as caraterísticas das máquinas apresentadas pelos alunos estão de acordo com as normas definidas no presente ofício-circular, podendo para isso consultar os sites das marcas respetivas, e ou os contactos referidos para os devidos esclarecimentos.

Solicita-se que a lista em anexo e a nota que a acompanha sejam divulgadas aos professores de Físicae Química e de Matemática e que sejam afixadas nos locais de informação daescola.

Com os melhores cumprimentos,

O Diretor-Geral

ANEXO:
§  Lista exemplificativa, não exaustiva, de máquinasde calcular gráficas passíveis de serem utilizadas nos Exames Nacionais de Física e Química A, Matemática A, Matemática B e Matemática Aplicada às CiênciasSociais.

 
IV/RF

 
ANEXO:


EXAMES NACIONAISDOENSINO SECUNDÁRIO


Texas Instruments
Sharp
Lexibook
TI – 80                                          EL – 9400                              GC 500

 
Lista exemplificativa, não exaustiva, de máquinasde calcular passíveisde serem utilizadas nos Exames Finais Nacionais de Física e Química A, Matemática A, Matemática B e Matemática Aplicadaàs CiênciasSociais 2013/2014



TI – 81
TI – 82
TI – 82 STATS TI – 83
TI – 83 Plus
TI – 83 PLUS SE TI – 84 PLUS
TI – 84 PLUS SE TI – 84 PLUS C SE TI – 85
TI – 86
EL 9600/9650 EL – 9900


HP
HP 39gII
GC 1000
GC 1500
GC 1700
GC 2000
TI Nspire1
TI Nspire Touchpad1


TI Nspire CX


Casio


FX 6300 G
FX 8700 G
CFX 9940 GT
FX 6900 G
FX 8930 GT
CFX 9950 G
FX 6910 AG
FX 9700 GE
CFX 9950 G Plus
FX 7000 G
FX 9700 GH
CFX 9950 GB Plus
FX 7000 GA
FX 9750 G
CFX 9960 GT
FX 7200 G
FX 9750 G Plus
GRAPH 20
FX 7300 G
FX 9750 GA Plus
GRAPH 25
FX 7400 G
FX 9750 GII
GRAPH 35
FX 7400 G Plus
FX 9860 G
GRAPH 65
FX 7450 G
FX 9860 G SD
GRAPH 85
FX 7500 G
FX 9860 G Slim
GRAPH 85 SD
FX 7700 G
FX 9860 GII

FX 7700 GB
FX 9860 GII SD

FX 7700 GE
FX 1.0

FX 7700 GH
FX 1.0 Plus

FX 7900 GC
FX- CG20

FX 8500 G
CFX 9800 G


CFX 9850 G


CFX 9850 G Plus


CFX 9850 GB Plus


CFX 9850 GC Plus

IMPORTANTE: Todo o aluno que se candidate a EXAME e possua um modelode máquina
suscetível de levantardúvidas deverá, até 31 de maio impreterivelmente, pedir na Escola onde se inscreve a confirmação da possibilidadede utilizar a mesma noEXAME.

1 Estas máquinasdispõem de dois teclados, no entanto,durante a realização do exame pode ser utilizado um dos teclados, devendo os alunos selecionar aquele que julguem mais adequadoà realização do respetivo exame.



 NOTA:
 
Utilização de máquinas de calcularnos Exames Finais Nacionais de Física e Química A, MatemáticaA, Matemática B e Matemática Aplicadaàs CiênciasSociais 2013/2014

Salienta-se que cada modelo de calculadoras gráficas tem as suas especificidades e que é necessário o aluno ter domínio sobre o seu modo de funcionamento para não obter soluções erradasnum determinado problema.
Chama-se particular atenção para os modelosmais antigos cujo softwarenão estava tão desenvolvido e aperfeiçoado como nos modelos atuais.
A título de exemplo, refere-se que as calculadoras da Casio anteriores a 2002, na determinação de interseção de funçõescom assintotas, usando a função ISECT, consideram as assintotas como parte da função, dando também o(s) valor(es)do(s) ponto(s) de interseção com as mesmas. olhando para a janela de visualização se detetaquais os pontos de interseção das funções, tendo de se usar o cursor até alcançar esses pontos.
 

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